sábado, 13 de março de 2010

"Eu odeio inglês!!"


Muitas pessoas que procuram aulas particulares de inglês comigo, tem o mesmo argumento: odeiam inglês.

Coloco-me no lugar deles e imagino o que eu faria se fosse forçada a estudar matemática , que é uma matéria que eu odeio.

Em primeiro lugar, é preciso saber o que há por trás dessa frase.

Odeio porque é difícil?
Odeio porque tenho trauma de infância?
Odeio porque não consigo aprender?

Para cada uma dessas perguntas, deverá haver uma análise e um plano de ação.

É essa a proposta que eu tenho com meus alunos.

Inglês é difícil?Depende da abordagem, do método ou do material usado. Aulas particulares ajudam nesse caso, pois elas obedecem o ritmo de aprendizagem do aluno.

Trauma de infância? Isso deve ser bem trabalhado, assim como comentei anteriormente sobre os instrutores de auto-escolas. O mais importante nesse caso, é que o aluno dê uma chance para um novo professor e comece do zero.

Aprender faz bem para nossa auto-estima e,quando progredimos bem, fica mais fácil aprender.

Não consegue aprender? Reflita o quanto você realmente tem se dedicado à essa causa. A baixa frequencia nas aulas ou a falta de lições feitas, refletem no aprendizado e, por consequencia, trarão um grande atraso no seu progresso.


Quanto à gostar realmente de inglês, só posso dizer que seria bom ter boa harmonia entre aluno, professor e método , pois só assim seria possível uma boa convivência com o idioma.


Na foto, eu e meus alunos em uma aula diferente:na padaria.Pra quem não gosta de inglês, nada melhor que fazer um lanchinho no meio da aula.

3 comentários:

  1. Olá,boa noite.

    Detesto inglês mas estou precisando urgentemente.Tenho mta dificuldade na pronuncia,acho que é pelo fato de ñ gostar da lingua.Aguardo uma solução sua...
    Obrigada.
    Att.

    Alessandra.

    ResponderExcluir
  2. Acho extremamente irritante e me incomoda profundamente o modo como o inglês soa oralmente, principalmente o americano com seus erres róticos que dão nos nervos e suas vogais meio anasaladas, fico maluco com isso... acho realmente irritante e não consigo ficar escutando alguém falando inglês perto de mim sem ficar incomodado. Outra coisa que me faz ter cada vez menos simpatia pelo idioma são as suas famosas expressõezinhas, idioms, phrasal verbs e tudo mais, que, por mais que eu tente nunca consigo aprendê-las. Sempre as esqueço ou confundo umas com as outras já que são todas parecidas (estou generalizando) sempre tem um out, in, over, up, up, up ,up ,up, get, get, get ,get, get, get,get,get,get, up, up, up, up, up, junto com um outro verbo qualquer e que juntas têm um significado totalmente diferente e as vezes esse significado varia de acordo com o contexto... é um inferno!
    Estou, ao mesmo tempo, estudando francês e, ao contrário do que acontece com o inglês, estou tendo muita facilidade na aprendizagem consigo fazer progressos muito rapidamente e estou cada vez mais apaixonado pela língua, já consigo ler vários textos dos mais variados gêneros, escutar musicas e até mesmo me atrevo a ver filmes e consigo reter muita coisa e olhe que estou estudando francês há uns seis meses apenas, enquanto que com o inglês lá se vão dois anos e meio e até agora nada, só tenho dores de cabeça e ataques de fúria. Acho que estou jogando meu dinheiro fora...
    c'est difficile mais c'est la vie. Qu'est-ce que je peux faire?

    ResponderExcluir
  3. João,sei que não é fácil!Aos que odeiam inglês apenas sugiro que aprendam o básico para a comunicação para que não passem por "apertos".
    Mas sua experiencia comparando frances e inglês é bem interessante!A maioria compara espanhol e inglês!
    Hugs!

    ResponderExcluir