sábado, 13 de março de 2010

"Eu odeio inglês!!"


Muitas pessoas que procuram aulas particulares de inglês comigo, tem o mesmo argumento: odeiam inglês.

Coloco-me no lugar deles e imagino o que eu faria se fosse forçada a estudar matemática , que é uma matéria que eu odeio.

Em primeiro lugar, é preciso saber o que há por trás dessa frase.

Odeio porque é difícil?
Odeio porque tenho trauma de infância?
Odeio porque não consigo aprender?

Para cada uma dessas perguntas, deverá haver uma análise e um plano de ação.

É essa a proposta que eu tenho com meus alunos.

Inglês é difícil?Depende da abordagem, do método ou do material usado. Aulas particulares ajudam nesse caso, pois elas obedecem o ritmo de aprendizagem do aluno.

Trauma de infância? Isso deve ser bem trabalhado, assim como comentei anteriormente sobre os instrutores de auto-escolas. O mais importante nesse caso, é que o aluno dê uma chance para um novo professor e comece do zero.

Aprender faz bem para nossa auto-estima e,quando progredimos bem, fica mais fácil aprender.

Não consegue aprender? Reflita o quanto você realmente tem se dedicado à essa causa. A baixa frequencia nas aulas ou a falta de lições feitas, refletem no aprendizado e, por consequencia, trarão um grande atraso no seu progresso.


Quanto à gostar realmente de inglês, só posso dizer que seria bom ter boa harmonia entre aluno, professor e método , pois só assim seria possível uma boa convivência com o idioma.


Na foto, eu e meus alunos em uma aula diferente:na padaria.Pra quem não gosta de inglês, nada melhor que fazer um lanchinho no meio da aula.

domingo, 7 de março de 2010

Princesa do Japão vítima de bullying na escola

http://diario.iol.pt/internacional/aiko-princesa-japao-bullying-tvi24/1144791-4073.html

Foi notícia essa semana.

Bullying

Há duas semanas atrás assisti ao filme Precisosa e nunca vi um filme que mostrasse  "bullying" tão bem. Em especial a cena em que a professora pede que Preciosa leia algo em um livro e a personagem sob essa pressão, tem alucinações da violência verbal sofrida.

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (definição do wikipedia) e é relacionado diretamente à dificuldade de aprendizagem pois a vítima perde sua auto-estima e confiança e não se desenvolve nos estudos, uma vez que o fato de errar no processo de aprendizagem se tornará uma grande barreira para o seu progresso.


Hoje esse é um assunto muito sério e levado às escolas para que os professores fiquem atentos ao comportamento dos alunos.No meu tempo isso era apenas um problema de disciplina corriqueiro e era tratado sem muita punição por parte da escola.

Eu sofri de bullying em casa e na escola , fato difícil de descrever pois não gosto nem de lembrar e, com certeza, foi o que me fez desistir de aprender muitas coisas, adiá-las ou levar mais tempo para aprendê-las do que o normal.

Mas o que é o normal? Quem estabeleceu que deve-se saber dirigir ao término de vinte aulas? Falar inglês em "x" horas?

Cada pessoa tem um ritmo diferente e uma maneira diferente de aprender e isso deve ser respeitado por todos: escola, família e sociedade.

Um psicólogo pode orientar melhor o que fazer no caso de bullying na família. Meu conselho é que tudo o que se faz, deve ser feito para agradar a si mesmo. Nunca aceite que te digam que você é limitado, que não "serve pra tal coisa".

Se você realmente quiser algo, lute até o fim.